segunda-feira, 6 de abril de 2009

Mercado de cosmético espera alta de 8,6%


Mesmo com a desaceleração da economia no segundo semestre, a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) estima que o faturamento do setor em 2008 chegue a R$ 21,2 bilhões e registre um aumento de 8,6% em relação ao ano anterior. No acumulado de janeiro a agosto, a indústria teve alta de 8,3%, atingindo R$ 13 bilhões.

"Crescemos em menor escala, mas ainda assim, acima da média de outras indústrias", afirma João Carlos Basilio, presidente da ABIHPEC (foto). Segundo ele, uma das principais razões para o crescimento menos acentuado que anos anteriores - que, desde 1996, oscilou em cerca de 11% - foi a implantação da substituição tributária, em especial no estado de São Paulo. Essa medida causou também a queda do índice de geração de novos empregos, que sempre esteve acima dos 8%, para cerca de 3%.

Desde o início do ano, a indústria do setor é responsável pelo recolhimento integral de todos os impostos estaduais, o que revelou de forma ainda mais gritante a carga tributária extremamente alta suportada pelos produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

"Enquanto a indústria reduziu seu crescimento, refletindo em menos emprego e menor desenvolvimento, a Secretaria da Fazenda aumentou sua arrecadação no setor de HPPC em 211,7% no primeiro semestre do ano", explica Basilio. Considerando apenas o mês de agosto, o crescimento foi de 299% em relação ao mesmo período de 2008.

Em vista do aumento da arrecadação, a ABIHPEC está pleiteando a diminuição do ICMS de produtos como perfumes, hidratantes, condicionadores, maquiagens e tinturas, entre outros, de 25% para 18%. "Essa redução já havia sido acertada com o governo quando a substituição tributária estava em discussão. Agora esperamos que ela entre em vigor", completa.
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Informação eletrônica retirada do site http://www.cosmeticanews.com.br

“ Como o autor traz neste artigo O mercado da Cosmetologia é um dos que mais cresce em todo o mundo, e no Brasil não é diferente, esse mercado possui grandes e promissoras áreas cheias de inovações um mercado cheio de novas oportunidades esperando por investimentos .”

Por Thauany Cavalcante

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